Reconhecida pelos principais sistemas de saúde do mundo como uma técnica segura e efetiva contra mais de 200 diferentes doenças, a Ozonioterapia ainda enfrenta resistência no Brasil.

Essa realidade, porém, é diferente no segmento odontológico, que desde 2015 reconhece todas as suas possibilidades e as têm regulamentadas para que possam beneficiar os mais diversos perfis de pacientes.

Entenda o que torna a Ozonioterapia tão indicada nas áreas de periodontia e implantodontia. Além disso, descubra como são feitos os tratamentos, quais os seus principais efeitos e ações no organismo.

Boa leitura!

Por que a Ozonioterapia é indicada na periodontia e na implantodontia?

A Ozonioterapia consiste na aplicação de quantidades específicas de Ozônio Medicinal, um gás obtido a partir da mistura de oxigênio e ozônio, no organismo dos pacientes. Com poderosa ação de oxidação, ele pode ser aplicado de maneira tópica, desencadeando uma efetiva ação antimicrobiana.

Suas características também estimulam a proliferação de células e tecidos, o que torna a Ozonioterapia um excelente agente para induzir a cicatrização. Graças à sua eficiência na cura de ferimentos e na eliminação de microrganismos como vírus e bactérias, sua aplicação é amplamente indicada em procedimentos clínicos.

Considerado natural e comprovadamente livre de efeitos adversos, o Ozônio Medicinal é um complemento importantíssimo para intervenções médicas e odontológicas.

Nos tratamentos para periodontites e periimplantites, seus efeitos já se comprovaram mais eficazes que métodos considerados tradicionais. A água ozonizada, por exemplo, é 0,2% mais efetiva em sua ação antimicrobiana que a Clorexidina e medicamentos semelhantes.

Como é feito e quais as ações do tratamento na área?

O Ozônio Medicinal garante que os pacientes sofram com menos dores e inchaços. Nos tratamentos periodontal e periimplantar, a Ozonioterapia geralmente é aplicada por meio da irrigação de bolsas periodontais e peri-implantares na raspagem subgengival. Além disso, o ozônio também pode ser utilizado na irrigação durante cirurgias.

O Ozônio Medicinal age diretamente na microbiota subgengival. Ele também diminui os sangramentos que ocorrem durante e após as intervenções e reduz a profundidade das sondagens.

No combate de problemas periodontais, sejam eles agudos ou crônicos, o gás garante excelentes resultados. Na implantodontia também, onde estimulam a cicatrização, diminuem inflamações e aumentam a atividade celular na superfície radicular.

Quais são os seus principais efeitos na odontologia?

Dentre todas as ações que a Ozonioterapia pode estimular no organismo humano, aquelas que tornam o seu uso ideal para tratamentos periodontais e peri-implantares são:

      • Efeito anti-hipóxico, que garante uma melhor circulação de oxigênio no sangue, melhorando o metabolismo das células e tecidos sob efeito de inflamação;
      • Efeito imuno-estimulador, capaz de estimular a síntese de imunoglobulinas e a ação de células imuno competentes, melhorando o sistema imunológico celular e humoral;
      • Efeito cicatrizante, que aumenta a atividade dos fibroblastos, acelera a migração das células, amplia a expressão de citocinas e estimula a síntese de colágeno, contribuindo para a cicatrização de feridas;
      • Efeito antimicrobiano, em que as membranas citoplasmáticas de invasores são destruídas e seu conteúdo intracelular oxidado.

    Quer saber ainda mais sobre a eficiência da Ozonioterapia em tratamentos odontológicos? Então continue acompanhando o conteúdo do blog Saúde com Ozônio!

    Não deixe de conferir também os diferenciais da Clínica Dr. Ozônio para garantir toda a qualidade e segurança de quem é referência nacional na área!

    Comentários

2 Replies to “Você conhece as aplicações da Ozonioterapia na periodontia e na implantodontia?”

  1. Juliana Pereira 4 anos ago

    Estava procurando sobre periodontia. Obrigada

  2. Gostei das dicas sobre a ozonioterapia, obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *