As dores nas articulações trazem desconforto e incômodo aos pacientes. Elas podem ocorrer com ou sem movimento muscular e, de acordo com a gravidade, são capazes de limitar o movimento.

Além disso, quem tem problemas nas articulações costuma sofrer com inflamações, sensação de queimação ou rigidez. Busca tratamento para essas condições? Então você vai gostar de saber que a ozonioterapia é uma das possibilidades. Siga a leitura!

Possíveis causas dos problemas nas articulações

As articulações são estruturas complexas, com cartilagem, membrana sinovial, ligamentos, tendões e bursas. Por meio dessas estruturas é que o corpo humano consegue se mexer. Para isso, as articulações se movimentam o tempo todo e, por isso, os problemas nessas regiões trazem tanto desconforto.

As dores nas articulações podem surgir a partir de diversas lesões ou doenças. A artrite reumatoide, por exemplo, é um dos problemas nas articulações que causa rigidez, dor e inflamação.

A osteoartrose, por sua vez, é a causa mais comum de dor articular nas pessoas acima dos 45 anos. Entre os malefícios, essa doença provoca a degeneração da cartilagem na articulação.

Os problemas nas articulações também podem começar por causa de uma inflamação das bursas (bursite). Elas são bolsas de líquido que absorvem o impacto e permitem que músculos e tendões se movimentem sobre os ossos.

As causas abaixo também podem trazer dor nas articulações:

  • Hepatite A, B ou C;
  • Gripe;
  • Doença de Lyme;
  • Sarampo;
  • Caxumba;
  • Rubéola;
  • Catapora;
  • Tendinite;
  • Fraturas;
  • Esforço excessivo.

Como a ozonioterapia trata problemas nas articulações?

A osteoartrose afeta 85% da população acima dos 75 anos. É dividida em primária e secundária, porém, os tratamentos ainda não são totalmente eficazes. Nesse contexto, a ozonioterapia surge como uma terapia alternativa, de baixo custo e eficaz no tratamento da dor crônica.

É o que mostra um estudo que avaliou as evidências atuais para apoiar ou questionar a ozonioterapia no tratamento da osteoartrose. O estudo consistiu em uma revisão sistemática que selecionou 9 artigos com testes sobre a terapia de ozônio na osteoartrose e 7 deles mostram os benefícios do ozônio.

A via de administração foi a insuflação intra-articular e retal, com frequência de uso média de 1 a 3 vezes por semana e tempo de tratamento de 3 a 4 meses na maioria dos testes.

Os benefícios do ozônio

O uso do ozônio produz benefícios clinicamente relevantes no tratamento da osteoartrose. Entre eles, efeito analgésico, melhora funcional e qualidade de vida aos pacientes.

O gás também reduz a inflamação das articulações e ajuda na regeneração da cartilagem danificada. Especificamente no caso dos pacientes com osteoartrose, o ozônio também é capaz de:

  • Ativar o metabolismo celular;
  • Induzir a síntese de enzimas antioxidantes;
  • Melhorar o funcionamento do sistema redox;
  • Aumentar o suprimento de oxigênio aos tecidos.

Mas, para funcionar corretamente, o ozônio medicinal tem que ser aplicado na dosagem precisa e por profissionais devidamente qualificados. Por isso, se você quer utilizar a ozonioterapia para resolver problemas nas articulações, o ideal é que procure um especialista, como a clínica Dr. Ozônio!

Além disso, continue acompanhando o blog da Saúde com Ozônio para conhecer outras possibilidades de tratamento com ozonioterapia!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *