A ozonioterapia é uma terapia da saúde integrativa que tem como ação administrar o ozônio do nosso corpo. O Ozônio é um gás composto por 3 átomos de oxigênio (O3), porque ele ajuda a melhorar a oxigenação dos nossos tecidos, aumentando a resposta do sistema imunológico no combate à doenças infecciosas, como HIV e feridas infectadas, além de ajudar a aliviar a dor crônica causada pela fibromialgia ou artrite reumatoide, por exemplo.

Entenda que a administração do ozônio deve ser sempre realizada por um profissional da saúde, como enfermeiro ou médico e pode ser aplicado por injeção direta no músculo, nas articulações ou entre as vértebras, além da insuflação nasal, retal, bucal ou vaginal. Fora isso, essa terapia pode ser feita através da auto-hemotransfusão, ato em que o sangue da pessoa é retirado, adicionando ozônio nesse sangue e, em seguida, ocorre a transfusão de sangue ozonizado.

Mesmo que seja uma terapia bastante segura e com pouquíssimos efeitos colaterais, a ozonioterapia é indicada apenas como um tratamento alternativo para ajudar no combate às doenças crônicas, não substituindo o tratamento convencional medicinal.

Para que serve a ozonioterapia

A ozonioterapia funciona da seguinte maneira: ela aumenta a quantidade de oxigênio nos tecidos, interrompendo os processos não saudáveis do nosso corpo, como o crescimento de bactérias patogênicas em casos de infecção ou até mesmo impedindo alguns processos oxidativos. Isso pode ser usado na ajuda contra diversos tipos de problemas de saúde, como:

– Doenças autoimunes

– Problemas respiratórios

– Tratamento da infecção pelo HIV

– Tratamento de infecções

– Tratamento do câncer

– Doenças osteomusculares

– Complicações da diabetes

Como a ozonioterapia é feita

Como falamos anteriormente, a ozonioterapia deve ser feita por um profissional da saúde, como um médico ou um enfermeiro, podendo ser feito com o uso de técnicas diferentes. Entre essas técnicas temos:

Auto-hemotransfusão: nesse caso uma quantidade de sangue é retirada de uma pessoa. Esse sangue é misturado com o ozônio e, em seguida, é administrado novamente no paciente via intravenosa.

Injeção de ozônio: esse método consiste em fazer a terapia via intravenosa, ou seja, diretamente na veia do paciente, por via intramuscular ou até mesmo entre os nossos discos vertebrais, por exemplo.

Aplicação cutânea: a aplicação cutânea funciona aplicando o gás diretamente em nossa pele. Isso ocorre em casos em que uma ferida precise ser tratada, como é no caso de úlcera no pé diabético.

Insuflação retal: a insuflação retal é um processo de ozonioterapia onde é feito o uso de um dispositivo para soprar ozônio e oxigênio através de um cateter localizado no intestino. Fora isso, esse processo também pode ser realizado por outras cavidades do nosso corpo, como boca, nariz ou vagina.

Banho de gás: esse método ocorre quando uma pessoa é colocada dentro de uma câmara cheia de gás ozônio para que haja inalação em pequenas quantidades e por um curto período de tempo.

Aqui na Saúde com Ozônio você encontra tudo para uma terapia utilizando ozônio e aproveite para conhecer as opções da nossa loja, que conta com purificadores de ar com ozônio e óleos naturais. Confira!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *