Telefone: (11) 2247-9516
WhatsApp (11) 9 4217-9658
Ozônio, Ozonioterapia

O que é Ozonioterapia

o que é ozonioterapia?, a busca por novos tratamentos e métodos medicinais eficazes é objetivo não apenas dos profissionais da saúde, mas também de pacientes que sofrem com patologias e ao mesmo tempo desejam curar seu problema.

É nesse contexto que surge a ozonioterapia, um método que tem se difundido nos últimos anos e ganhado cada vez mais adeptos.

Mas você sabe o que é ozonioterapia? Trata-se, basicamente, de uma técnica que utiliza dois gases da atmosfera terrestre — o ozônio e o oxigênio — a níveis terapêuticos para tratar inúmeras doenças.

Acompanhe este artigo para saber mais sobre o método!

Vamos explicar o que é ozonioterapia, como ela é benéfica para tratar várias patologias e como funciona o tratamento. Confira!

O que é ozonioterapia?

A ozonioterapia é um tratamento da medicina alternativa que utiliza a mistura dos gases oxigênio e ozônio. O ozônio medicinal é capaz de:

  • Curar células doentes;
  • Restaurar tecidos danificados;
  • Matar bactérias, fungos e vírus;
  • Aliviar sintomas clínicos.

O gás é considerado um potente oxidante, tem propriedades analgésicas e uma eficaz ação germicida, o que permite amenizar ou mesmo curar doenças inflamatórias, problemas de circulação, patologias infecciosas, dentre outras. No total, são cerca de 250 enfermidades que podem ser tratadas com esse método.

Um dos resultados da ozonioterapia é levar mais oxigênio para os tecidos do corpo, o que contribui para reduzir quadros inflamatórios e a regular o sistema imunológico do paciente.

Por isso, a técnica é bastante eficaz no tratamento complementar do câncer, sendo capaz de reduzir os efeitos tóxicos da radioterapia e quimioterapia em tratamentos oncológicos.

A técnica também é bastante utilizada em quadros ortopédicos, como no caso de doenças degenerativas da coluna vertebral. Dores, tendinites, artroses e hérnias de disco, por exemplo, apresentam boas respostas com esse tratamento.

Outra possibilidade é tratar feridas oriundas de diabetes, que não costumam cicatrizar com tratamento convencional por exemplo.

Quais os benefícios desse tratamento?

Um dos grandes diferenciais da ozonioterapia é a junção de sua eficácia ao custo-benefício. Dessa forma, a terapia pode ser mais acessível à população, reduzindo consideravelmente os custos de tratamento.

Além disso, a técnica ajuda a evitar procedimentos mais invasivos, como cirurgias ou amputações, além de, geralmente, não possuir efeitos colaterais.

O método também contribui para a diminuição do uso de medicamentos, o que aumenta a qualidade de vida e o bem-estar dos pacientes.

Para ter uma ideia, veja alguns dos problemas de saúde que podem ser combatidos pela ozonioterapia:

  • Infecções;
  • Inflamações;
  • Úlceras;
  • Problemas circulatórios;
  • Dores articulares;
  • Doenças crônicas do intestino;
  • Problemas de coluna;
  • Doenças dermatológicas;
  • Hepatites;
  • Dificuldades de mobilidade e equilíbrio;
  • Queimaduras e feridas.

Como funciona o tratamento?

Ainda se busca a regulamentação do tratamento e a aprovação do Conselho Federal de Medicina e da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

De todo modo, a ozonioterapia pode ser aplicada em paciente a título de estudo, admitindo-se também o procedimento a partir de um termo de consentimento do paciente a ser tratado.

Além disso, um Projeto de Lei corre no Senado Federal para a aprovação do uso da ozonioterapia. De antemão, vale ressaltar que o método já é reconhecido e difundido em países como Alemanha, Suíça, Portugal e Cuba, dentre outros.

Nota: Senado federal libera ozonioterapia no Brasil, entenda

O método consiste em gerar, a partir de aparelhos específicos, uma quantidade precisa de ozônio a partir do oxigênio medicinal.

A duração do tratamento, o número de sessões e a dosagem devem ser indicados por médico especialista, conforme a patologia e as necessidades do paciente.

O tratamento com ozônio por ser feito de várias formas, por exemplo: por meio de injeções, sonda ou vapor, por exemplo. As contraindicações se limitam a alguns casos, como gravidez, anemia extrema ou hipertireoidismo.

As reações ao tratamento, se realizado de acordo com as condições adequadas, são mínimas, podendo haver apenas dor momentânea devido à injeção ou uma leve vertigem.

Conheça alguns benefícios:

 

o que é ozonioterapia; entenda infográfico

Veja alguns artigos em nossa biblioteca:

Compre seu óleo ozonizado, pagamento via cartão de crédito com o PagSeguro

Comentários

Previous ArticleNext Article

8 Comments

  1. Boa tarde

    Porquê a ozonioterapia é contra indicada para quem tem hipertireodismo? Acontece alguma reação adversa?

    1. Olá, Simone!

      Isso se deve ao fato de que aumenta a produção dos hormônios da tireoide. Antes de se submeter a um tratamento de ozônio, recomendamos que consulte o seu médico, pois a Ozonioterapia é uma técnica integrativa, complementando os tratamentos convencionais realizados pela senhora.

  2. Faço acreditar todos o ideias tem apresentado na sua postar.
    São realmente convincente e pode certamente funcionar.
    Não obstante, os posts são muito rápida para iniciantes .
    Pode Você poderia prolongar -los um pouco de próxima tempo?
    Obrigado para o post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *