A ozonioterapia na odontologia é mais uma das possíveis aplicações do ozônio medicinal que, atualmente, é empregado contra mais de duzentas patologias no mundo. Utilizada desde a Segunda Guerra Mundial, a técnica é referência no Canadá, Alemanha, Itália, Estados Unidos, Cuba e na Espanha. O tratamento com ozonioterapia é muito versátil e é considerado o método principal ou o complementar em muitos casos de saúde nesses países.

A seguir, saiba mais sobre a eficiência e os meios de aplicação da ozonioterapia na odontologia.

Qual o papel da ozonioterapia na odontologia?

Reconhecido desde 2015 pelo Conselho Federal de Odontologia, o Ozônio Medicinal pode ser ministrado sem problemas por qualquer dentista com a devida qualificação e habilitação na área.

Suas propriedades mais marcantes são uma poderosa ação antimicrobiana e incomparável poder oxidativo, que estimula o sistema imunológico, melhora a circulação sanguínea e acelera a recuperação de tecidos.

Em quais tratamentos o ozônio é utilizado?

Graças aos seus inúmeros efeitos benéficos e a redução dos riscos e efeitos adversos, a ozonioterapia na odontologia pode ser empregada com diversas finalidades. São elas:

  • Tratamento complementar da doença periodontal;
  • Redução da sensibilidade após procedimentos cirúrgicos;
  • Tratamento de quadros com infecções ou inflamações;
  • Suporte no tratamento de disfunção temporomandibular.
  • Combate dos micro-organismos que causam a cárie;
  • Aceleração do processo de reparo tecidual após cirurgias;
  • Eliminação de fungos que, normalmente, aderem às dentaduras ou próteses;
  • Auxílio no tratamento de necrose do osso maxilar;
  • Combate das infecções relacionadas aos problemas de canal.
  • Quando administrado por profissionais competentes, o gás também se destaca por sua segurança, uma vez que outras soluções, como o ácido acetilsalicílico, atinge percentuais de até 0,2% de efeitos colaterais, enquanto o ozônio apresenta apenas 0,0007%.

    Tais benefícios e a segurança mencionados podem ser garantidos a partir de ações específicas do gás no organismo. Por isso, o conhecimento e O domínio da técnica pelo dentista é fundamental e precisa ser empregado com atenção para que os tratamentos sejam efetivos.

    No próximo item, descubra as principais vias de aplicação da ozonioterapia na odontologia.

    Quais as principais vias de aplicação da ozonioterapia na odontologia?

    O ozônio medicinal é um gás obtido em quantidades específicas, a partir da mistura entre o oxigênio e o ozônio. Sua forma mais comum de aplicação é gasosa, em que ele é obtido por meio de um aparelho em determinadas concentrações no próprio consultório odontológico.

    A água ozonizada também é uma aplicação muito comum da ozonioterapia na odontologia. Nela, concentrações de ozônio são inseridas ao líquido para que ajam diretamente sob os pontos do corpo em que tiverem contato, o que torna seu uso recorrente em tratamentos de canal, por exemplo.

    Outra aplicação comum do ozônio infundido em água é na eliminação de fungos ou bactérias que podem se alojar em próteses dentárias ou ser detectados em procedimentos clínicos.

    Por fim, os óleos ozonizados também são amplamente recomendados por dentistas, principalmente para o controle das feridas provocadas pela herpes.

    E você, já teve acesso a alguma dessas aplicações? Conhecia a relevância da ozonioterapia na odontologia? Quer saber ainda mais sobre o assunto? Então curta a página Saúde com Ozônio no Facebook e não perca nada sobre os avanços do Ozônio Medicinal.

    Comentários

    5 Replies to “Aplicação da ozonioterapia na odontologia”

    1. Adorei a sua página. Muito bem explicada. Continuarei acompanhando.

    2. Excelentes artigos. Parabéns

    3. Manoel.Vidal Castro Melo 3 anos ago

      Gostaria de saber de pacientes que fizeram tratamento

    4. Ótimo trabalho!
      Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
      que tinha o que tanto procurava.
      Gostei muito.
      Meu muito obrigado!!!

    5. Gostei bastante do seu blog. Legal o conteudo. Parabéns
      🙂

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *