Na natureza podemos encontrar inúmeras respostas para os problemas mais comuns, como um simples mal estar ou problemas para dormir. Inclusive, os chás e seus benefícios são um ótimo exemplo disso.

Isso porque cada tipo de planta conta com uma série de propriedades que aliviam o estresse, melhoram a qualidade do sono e contribuem para o bom funcionamento do intestino e do organismo como um todo.

Quer saber mais sobre os chás e seus benefícios? Continue a leitura deste artigo e entenda como eles podem nos ajudar, além das melhores combinações para alcançar resultados ainda melhores. Acompanhe.

Conheça as propriedades de chás e seus benefícios

Os chás e seus benefícios existem desde os tempos mais remotos, seja pelo conhecimento ancestral de povos originários ou mesmo de outras culturas ao redor do mundo, que utilizam a natureza para diversos problemas de saúde e outros aspectos.

Isso acontece porque as ervas nos trazem para mais perto da natureza e de nós mesmos, num constante processo de autocuidado, que muitas vezes envolve pausas durante o dia para refletir, relaxar e tratar alguma situação desconfortável.

Além disso, é uma ótima pedida servir os chás ao receber a visita de amigos, aumentando a conexão entre as pessoas do ambiente e estimulando conversas agradáveis e tranquilizantes.

Entre todas as ervas utilizadas, existem inúmeras propriedades antioxidantes, cicatrizantes, estimulantes, calmantes e até mesmo componentes que auxiliam nos processos de emagrecimento. Com isso, são diversas as formas de preparação e infusão, e para que você entenda melhor os chás e seus benefícios, trouxemos aqui, as qualidades dos principais chás.

Os benefícios de cada chá

Muito além de acompanharem momentos de lazer e autoconhecimento, os chás podem trazer benefícios à saúde, principalmente porque todos eles possuem compostos orgânicos chamados de polifenóis.

Esses compostos ajudam a melhorar os níveis de energia e concentração, na prevenção e tratamento de problemas como aterosclerose e diabetes, além de ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Outro ponto bastante importante é que os polifenóis também ajudam na inibição do desenvolvimento de células cancerígenas, impedindo o fornecimento de sangue ao tumor e incentivando a auto destruição dessas células.

E é claro que não para por aí. Os chás e seus benefícios também se aplicam na redução dos níveis de colesterol ruim, melhorando o metabolismo lipídico e proporcionando um efeito antibacteriano que purifica o organismo, elimina toxinas e combate a retenção de líquidos.

Por isso, trouxemos aqui os que são mais conhecidos e utilizados, para que você entenda melhor o que cada um pode oferecer ao organismo. Acompanhe:

Chá verde

O chá verde é bastante utilizado porque ajuda a combater o envelhecimento precoce das células, contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares e traz mais energia do que a cafeína pura.

Além disso, possui ação anti-inflamatória e antigripal, atua na regeneração dos tecidos, ativa o sistema imunológico e acelera o metabolismo.

Chá de camomila

Já o chá de camomila é muito usado como calmante natural, pois diminui os espasmos musculares, atenua cólicas e aumenta a atividade antibacteriana.

Também é imunoestimulante e possui ação bacteriostática e tricomonicida, trazendo propriedades ansiolíticas, sedativas e calmantes, ajudando também no trato digestivo.

Chá preto

O chá preto é utilizado para melhorar a respiração de pessoas com problemas asmáticos, ajudando também no metabolismo das proteínas e auxiliando na divisão das células.

Além disso, seus componentes auxiliam no fortalecimento dos ossos, músculos, nervos e batimentos cardíacos.

Chá de gengibre

Já o gengibre possui propriedades muito conhecidas pelas pessoas que convivem com cólicas, gases ou mesmo com a TPM, pois é um ótimo energizante natural, contribuindo também para o alívio de enjoos e náuseas durante a gestação.

Chá de hortelã

O hortelã é utilizado para o relaxamento do intestino, aumentando o ritmo metabólico e ajudando o organismo na eliminação de toxinas.

Mas além disso, o vapor melhora a respiração e o chá alivia náuseas, enjoos e gases, aumenta a secreção dos sucos digestivos e combate o inchaço e a flatulência.

Chá de capim limão

O chá de capim limão é ótimo para relaxar o sistema nervoso, melhorar a qualidade do sono e aliviar os sintomas da ansiedade, cólicas abdominais e gases intestinais.

Outros benefícios são as propriedades calmantes e sedativas que ajudam no combate à insônia, regula a menstruação e combate dores musculares e torceduras.

Chá de boldo

Por fim, o chá de boldo é uma ótima opção para quem sofre de problemas digestivos como a azia e gastrite e também favorece o trabalho da vesícula biliar, estimulando a secreção da bílis e favorecendo a digestão de gorduras.

Combinações poderosas

Os chás e seus benefícios podem sozinhos ajudar em muitas questões, como você pôde ver. Porém, existem algumas combinações que podem potencializar ainda mais os seus efeitos.

Contudo, é preciso deixar a água na temperatura certa, escolher os ingredientes mais adequados para o seu problema e a quantidade deles. Assim, as combinações conseguem extrair o melhor dos sabores e benefícios das plantas.

Algumas combinações podem ajudar no emagrecimento, como os termogênicos, diuréticos e desintoxicantes, que ajudam a queimar gordura, desinchar o corpo e limpar o organismo das toxinas.

Outras misturas também podem ajudar nos casos de insônia e problemas digestivos. Para você entender melhor, veja a seguir as combinações mais utilizadas e benéficas à saúde:

Chá preto + cascas de maçã

Essa combinação é uma opção para quem quer emagrecer, pois possui alta concentração de polifenóis e cafeína, além de ter um sabor que ajuda na proteção da garganta e cordas vocais, fortalece a imunidade e evita o envelhecimento precoce.

Chá verde + limão + gengibre

Já essa mistura tripla ajuda a acelerar o metabolismo, queimar calorias e auxiliar a digestão, além de combinar propriedades diuréticas e desintoxicantes e contribuir para a diminuição do cansaço.

Chá verde + hortelã

Tirando limão e gengibre e adicionando hortelã, temos ainda mais oxidantes. Além de fornecer energia ao organismo, essa combinação também refresca e ajuda no metabolismo e na eliminação de toxinas.

Chá de boldo + hortelã + camomila

Outra mistura tripla é o boldo, hortelã e camomila, que além das suas propriedades particulares, juntos possuem um alto poder digestivo, aliviando o mal estar e acalmando a irritação do intestino.

Chá de erva-cidreira + capim limão

Por fim, a combinação de chá de erva-cidreira e capim limão ajuda na qualidade do sono, combatendo a insônia e também ajudando no alívio de dores musculares.

Vantagens de consumir chás

Como você pôde perceber até aqui, os chás e seus benefícios são inúmeros, mas é preciso ter em mente que não são soluções mágicas que melhoram o organismo do dia para a noite.

Esse costume saudável e muito antigo tem sido utilizado ao redor do mundo para relaxar o corpo e a mente diante de um mundo globalizado, cheio de trabalho e interações a todo momento, o que muitas vezes significa menos tempo para ações de autocuidado.

Além disso, possui vantagens que auxiliam na digestão depois das refeições, na eliminação dos compostos tóxicos que estão presentes no ar e superfícies, além de trazer um sono mais tranquilo e energia para as ações do cotidiano.

Existem chás que estimulam o funcionamento do intestino, o apetite e muitas outras funções do organismo. Entenda melhor os chás e seus benefícios:

Redução de chances de problemas cardiovasculares

Os chás e seus benefícios auxiliam e muito nas doenças cardiovasculares, que segundo a Organização Pan-americana de Saúde (OPAN), são a principal causa de óbitos em todo o mundo.

Com isso, além de fugir dos hábitos não saudáveis e o consumo de alimentos sem valor nutricional e com diversos aditivos alimentares, os chás preto e verde ajudam a proteger o organismo de infartos e derrames cerebrais.

Desintoxicação do organismo

Outro ponto é que no nosso organismo existem diversos processos que podem levar ao envelhecimento dos órgãos e tecidos, principalmente pela ação dos radicais livres, responsáveis por acelerar o processo de deterioração das células.

Por isso, os componentes antioxidantes dos chás e seus benefícios são importantes no combate dos radicais livres e no envelhecimento do organismo.

Seu fígado agradece

Os chás e seus benefícios também ajudam o fígado na conversão e eliminação de toxinas e gorduras, além de ajudar a neutralizar a acidez do estômago.

Além disso, alguns estudos indicam que o consumo de chás contribuem para a diminuição das chances de desenvolver câncer de fígado, cirrose, esteatose hepática e doença hepática crônica.

Ajuda na concentração

Outro benefício dos chás é que ajudam nos processos cognitivos, seja pela ação da cafeína ou do aminoácido teanina, que ajudam na concentração e na capacidade de aprendizagem.

O chá verde, por exemplo, ajuda a manter o cérebro e o sistema neurológico funcionando, aumentando a concentração e memória.

Perda de peso

Por fim, os chás e seus benefícios podem favorecer o emagrecimento, especialmente se combinados com hábitos saudáveis como a prática de atividades físicas. Consumir suas propriedades antes dos exercícios ajuda a aumentar a oxidação da massa de gordura corporal.

Além disso, ajuda na redução dos triglicerídeos e no aumento da força muscular, contribuindo também para a aceleração do metabolismo e na eliminação de líquido extra, diminuindo a sensação de inchaço.

Gostou de conhecer os inúmeros benefícios dos chás e suas propriedades? Continue acompanhando as atualizações do blog da Saúde com Ozônio e visite também o site Detox Dr. Ozônio3.

Comentários

One Reply to “Guia: conheça os melhores chás e seus benefícios”

  1. Tem clinica em Diadema ou perto ?quanto é a consulta e tratamento para dor na coluna com ozonioterapia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *