A acupuntura é uma medicina tradicional milenar chinesa. Essa terapia funciona com a aplicação de agulhas em pontos já pré determinados específicos do nosso corpo com o objetivo de promover a saúde e tratar doenças. As agulhas são capazes de tratar muitas doenças físicas e emocionais quando são aplicadas, como a sinusite, artrite ou asma, por exemplo. Ela também tem a função de melhorar o sistema imune do nosso corpo.

A aplicação das agulhas no nosso corpo estimula as terminações nervosas que existem em nossa pele e em outros tecidos, isso faz com que mensagens sejam enviadas até o cérebro, desencadeando diferentes efeitos no corpo, como ação anti-inflamatória e analgésica, por exemplo. Existem muitas pesquisas que comprovam que a acupuntura funciona e é exatamente por isso que muitos médicos a recomendam.

Pensando nisso, vamos mostrar um pouco mais sobre a relação entre os médicos e a acupuntura, além de seus benefícios para a nossa saúde. Confira!

Médicos e acupuntura

Já é de conhecimento de muitos que diversos países já começaram a realizar a regulamentação da prática da acupuntura, variando a exigência do perfil do profissional de país para país. Sendo que, em parte deles, é totalmente necessária a formação em medicina ocidental como requisito principal. Aqui no Brasil, a acupuntura é considerada uma prática médica pelo Conselho Federal de Medicina, ou seja, defende a exclusividade da terapia por médicos. No entanto, conselhos de outras áreas profissionais de saúde também reconhecem a acupuntura como uma especialidade.

Desse modo, a acupuntura tem sido cada vez mais exercida por profissionais diversos que incluem acupunturistas que contam com formação no exterior, técnicos em acupuntura, práticos com formação em cursos livres no Brasil e especialistas em acupuntura. O cenário gera muitos dilemas ético-legais quando se fala no direito ao exercício da acupuntura no país.

Alguns benefícios da acupuntura

Agora conheça alguns benefícios da acupuntura e que fazem cada vez médicos recomendarem esse tratamento para seus pacientes. São eles:

Redução da ansiedade e estresse

Contar com sessões de acupuntura pode ser graças a recomendação de um psiquiatra, psicólogo e acupunturista para que os sintomas provocados pela depressão, ansiedade e estresse sejam melhorados. Já a frequência e o período do tratamento pela terapia vai depender bastante de uma pessoa para a outra, isso vai depender de seus sintomas serem mais graves ou mais leves.

Diminuição de dores crônicas

Um dos maiores benefícios da acupuntura é a sua capacidade em ajudar na diminuição de dores nas costas, cólicas menstruais, enxaqueca, reduzindo dores causadas pela fibromialgia, isso porque suas agulhas finas quando introduzidas em pontos específicos do corpo podem ativar fibras musculares, fazendo com que o nosso cérebro seja estimulado  a liberar substâncias pela medula espinhal, uma das substâncias é a endorfina que reduz a dor e promove relaxamento, além de sensação de bem-estar.

Alívio de sintomas de alergias

Você sabia que a medicina tradicional chinesa entende que as alergias são causadas por uma reação de nossas células de defesa? As células de defesa fazem com que o fluxo de energia do corpo fique acumulado, isso provoca sintomas que são causados pela rinite, como coriza, espirros e coceira.

Viu como essa medicina holística é importante? Os benefícios são inúmeros, pois ela consegue atuar em diversas áreas de nosso corpo, fazendo com que cada vez mais médicos a recomendem. Por isso, se você se interessou mais ainda por acupuntura, conheça a Saúde com Ozônio e conheça as opções da nossa loja, que conta com purificadores de ar com ozônio e óleos naturais. Confira!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *