A capacidade de dormir bem tem influência direta na qualidade de vida das pessoas, já que noites mal dormidas provocam alterações significativas de humor, logo, diminuem o poder de concentração.

Quando a falta de sono é recorrente, podem ocorrer ainda problemas de memória, excesso de estresse, ansiedade e até alterações no apetite, que com o passar do tempo geram problemas ainda maiores de saúde.

Por conta do estilo de vida nas grandes cidades e dos hábitos modernos, cada vez mais pessoas sofrem com distúrbios do sono.

De acordo com dados do Instituto do Sono, divulgados na coluna do Dr. Dráuzio Varella, 63% dos Brasileiros contam com algum quadro relacionado, como a insônia.

Para que você também não sofra com as sérias consequências da má qualidade do sono, a seguir, confira as melhores dicas para dormir bem e garantir mais qualidade de vida!

Quais as melhores atitudes para conseguir dormir bem?

Para dormir bem, é preciso que o indivíduo consiga atingir a fase de sono profundo. Isso depende da adoção de alguns hábitos, que com o passar do tempo fazem com que o corpo se adeque e se acostume com o repouso, conseguindo relaxar até que durma. Eles incluem:

1. Criar uma rotina

Garanta que exista uma transição entre suas atividades rotineiras e o momento de dormir. Para isso, crie uma rotina com horários bem definidos para o seu descanso.

Lembre-se de que dificilmente você conseguirá dormir logo após os seus momentos de maior agitação e vigor. Com isso em mente, procure organizar melhor os períodos para trabalhar, se divertir, deitar e dormir.

2. Desligar os dispositivos eletrônicos

Procure não utilizar mais o seu celular, tablet ou notebook ao menos uma hora antes de dormir. A luz dos aparelhos afeta a qualidade do sono e o acesso constante às mensagens e conteúdos mantém a mente ativa.

Evite também cair no sono com a televisão ligada, pois ela toma a atenção e dificulta que o cérebro atinja a fase de sono profundo.

3. Jantar alimentos leves e evitar bebidas estimulantes

Alimentos muito pesados podem prejudicar o sono quando são consumidos em excesso no período noturno. Para dormir bem, priorize opções leves e com carboidratos no jantar, como sanduíches naturais, por exemplo.

Se você tem tendência à insônia, evite também bebidas com cafeína, como chá-preto, refrigerante, chá-mate, energético e o próprio café. Elas não devem ser tomadas pelo menos 5 horas antes do horário de dormir.

4. Praticar mais exercícios

Manter o hábito de praticar exercícios por ao menos meia hora por dia é excelente para melhorar a qualidade do sono. O gasto energético faz com que o corpo precise descansar, facilitando assim o processo de adormecimento.

O ideal é que as atividades sejam feitas antes das 21 horas, especialmente entre quem tem tendência a dormir mal, para que a mente não se mantenha muito ativa no horário de sono.

5. Prezar pelo conforto e pelo silêncio

Certifique-se de que o seu quarto é silencioso e o ambiente seja confortável para que você consiga dormir bem e com tranquilidade. Em locais muito barulhentos, protetores auriculares são boas alternativas.

Há também aqueles que só conseguem dormir com os chamados “ruídos brancos”, que podem ser facilmente encontrados em aplicativos para celular.

Evite cumprir obrigações e realizar atividades na cama, fazendo que o seu corpo e seu cérebro a reconheçam apenas como um lugar de descanso. Preze por um quarto escuro, com temperatura amena e utilize um pijama confortável.

Por mais que a insônia exija tratamentos médicos em algumas situações, ela pode ser evitada através desses cuidados na grande maioria das vezes. Procure adotá-los e observar quais hábitos funcionam melhor para você, não hesitando em buscar por ajuda sempre que julgar necessário!

E você, já conhecia esses hábitos para conseguir dormir bem? Quer ficar por dentro de mais dicas sobre saúde? Acesse o nosso blog e descubra agora mesmo o que são aflatoxinas, como evitar doenças do cólon e muitos outros conteúdos indispensáveis para sua qualidade de vida! Confira também o site do Dr. Ozônio e conheça as possibilidades oferecidas por quem é referência em terapias integrativas.

Comentários

2 Replies to “A importância de dormir bem: 5 dicas para ter uma boa noite de sono”

  1. Artigo maravilhoso, obrigado por postar, irei até retornar ao
    seu site com mais frequência. Obrigada

  2. Artigo interessante, irei até retornar ao seu site com mais
    frequência, para mais artigos como estes. Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *