Nos padrões da ozonioterapia, a aplicação de ozônio é uma terapia emergente contra a resistência bacteriana a antibióticos, que é uma condição geralmente associada à beta-lactamase.

Um grupo cada vez maior de pacientes que sofre com o problema foi efetivamente tratado com ozonioterapia, que tem capacidade de modular o sistema imunológico e combater o problema.

A seguir, entenda o que é beta-lactamase, quais os riscos que ela pode trazer e qual o papel da ozonioterapia no seu controle.

Entenda o que é beta-lactamase e quais são as suas consequências

O grupo de antibióticos beta-lactâmicos é o mais utilizado pelos médicos de todo o mundo. Trata-se de uma classe extremamente ampla de medicamentos, que inclui a penicilina, seus derivados e outras substâncias indispensáveis para a Medicina contemporânea.

O principal ativo desses remédios é o núcleo beta-lactâmico presente em sua estrutura molecular, que age contra os bacilos Gram-negativos, responsáveis por incontáveis doenças, como infecção do trato urinário, peritonite, diarreia, além de infecções da circulação sanguínea.

A beta-lactamase ocorre quando as bactérias que causam esses problemas passam a produzir substâncias conhecidas como beta-lactamases, que são capazes de quebrar o anel beta-lactâmico das drogas mencionadas anteriormente, anulando seu efeito.

Os motivos que levam ao desenvolvimento desses mecanismos ainda são desconhecidos, mas sabe-se que são estimulados pelo uso maciço de antibióticos, que motivam a evolução dos agentes bacterianos.

De difícil detecção, a beta-lactamase é responsável por diversos surtos hospitalares e impõe um alerta aos especialistas, pois ainda não foram descobertos meios realmente efetivos para o seu controle.

Saiba como a ozonioterapia age contra o problema

Uma das demandas mais importantes para o combate da beta-lactamase é o estabelecimento de alternativas não medicamentosas para o combate de infecções bacterianas, afinal, acredita-se que o próprio abuso dos fármacos motivou o problema.

O emprego do ozônio é uma terapia emergente contra a beta-lactamase, pois o gás é capaz de modular o sistema imunológico e ainda agregar uma série de benefícios ao organismo, como:

  • Reduzir o estresse oxidativo induzido pela infecção crônica;
  • Combater a ação bacteriana e eliminar os agentes infecciosos;
  • Suprarregular o sistema antioxidante endógeno;
  • Fornecer proteção extra contra lesões provocadas por radicais livres.
  • Para se ter uma ideia da eficiência da ozonioterapia contra o problema, um estudo recente, publicado em 2018 pela Revista Espanhola de ozonioterapia, demonstra como um paciente com cistite crônica que teve seu tratamento comprometido pela beta-lactamase foi efetivamente tratado com ozonioterapia.

    Ministrado pelo Dr. Kevin Logan, diretor do “Instituto de saúde e bem-estar especializado em medicina integrativa e identificação e tratamento da causas da doença de Indianápolis”, EUA, o tratamento contou com sessões de auto-hemoterapia e aplicações de água ozonizada.

    Em apenas três meses de aplicações, o paciente se viu livre da doença e não sofreu com efeitos colaterais decorrentes das sessões de ozonioterapia, abrindo caminho para que novos estudos comprovem totalmente a ação da técnica contra a beta-lactamase.

    Descubra por que o ozônio é uma terapia emergente em todo o mundo

    Além desse caso de infecção com resistência que foi efetivamente tratado com ozonioterapia, inúmeras outras condições podem ser combatidas com a técnica, não apenas por sua capacidade de modular o sistema imunológico, mas também por outras incontáveis propriedades benéficas à saúde.

    Reconhecido no combate de mais de 200 doenças, o ozônio é uma terapia emergente e de histórico centenário, que tem ganhado cada vez mais espaço entre especialistas e pacientes ao redor do mundo.

    E você, sabia o que era beta-lactamase? Conhecia os benefícios da ozonioterapia contra o problema? Continue acompanhando o blog Saúde com Ozônio.

    Comentários

    One Reply to “Benefícios do Ozônio no tratamento de beta-lactamases de espectro estendido”

    1. Aqui é a Fernanda parabéns pelo conteúdo do seu site gostei muito deste artigo, tem muita qualidade vou acompanhar o seus artigos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *